Ardonha OrientalMembros
Mercado de Ardonha
Lançamento 30 de abril de 2002
Reino Kandarin
Música Baroque
Líder Rei Lathas
Teleporte Teleporte para Ardonha
Habitantes[?] Humanos
Outros
Banco ícone mapa 2 Altar ícone mapa 1 Obelisco ícone mapa
Ardonha oriental
Simbolo ardonha
Ardonha Oriental (East Ardougne 'em inglês) é um das partes dos dois distritos que formam Ardonha, a capital de Kandarin. É acessível apenas para jogadores membros, e é possivelmente uma das cidades mais ricas e bem protegidas de Gielinor. Sua cidade vizinha, Ardonha Ocidental, governada pelo rei Tyras, está fechada para o público devido a uma praga que afetou seus habitantes, mas é possível entrar neste local durante e depois da missão Cidade da praga. A parte oriental é governada pelo rei Lathas, irmão de Tyras - e é nítida a rixa entre os dois irmãos.

Pontos de Interesse

Zoológico de Ardonha

É o único zoológico no Runescape. O zoológico é totalmente cercado por grades, e dentro dele existem celas com os mais variados tipos de criaturas, como macacos, penguins, ursos, ogros, escorpiões, unicórnios, entre outros. Diversos funcionários do zoológico caminham pelo local, sendo que dois deles, Charlie e Larry, são responsáveis por iniciar as missões O pico das águias e Guerra Fria , respectivamente. A saída do zoológico é uma das formas de entrar na cidade pelo sul.

Igreja

Igreja ardonha

A igreja vista de frente.

A igreja saradominista está loclaizada no meio da cidade. É a única igreja do local, e claro, possui um altar onde os jogadores podem restaurar seus pontos de oração. Ali se encontram um padre, e o Doutor Orbon, que está envolvido na missão A missão do pastor. A igreja possui um cemitério logo a frente, onde os jogadores podem falar com o conselheiro Halgrive para iniciar a A missão do pastor .

Bar Cavalo Voador

O bar Cavalo Voador (Flying Horse Inn em inglês) é um dos dois bares da cidade de Ardonha , o outro é o Flecha Envenenada. O bar vende guarapas e está localizado a noroeste da cidade. Ali encontram-se o atendente do bar, e o misteriosos Lucien , que está envolvido em muitas missões.

Logo banco ardonha

A placa do banco de Ardonha.

Banco

A cidade possui dois bancos, um localizado ao norte da cidade, e outro mais abaixo, próximo ao caiz e ao mercado da cidade. Aqui os jogadores podem depositar seus itens para que fiquem seguros, e retirar quando necessário.

Roubo

Ardonha é a cidade número um para treinar a habilidade de roubo . A cidade é repleta de cofres, barracas de vendas, e personagens-não-jogáveis (PNJs) para furtar, seja para iniciantes da habilidade até profissionais com nível 80 de roubo .

Mercado de Ardonha
Mercado ardonha3

O famoso mercado de Ardonha.

O Mercado de Ardonha é considerado por muitos o ponto mais importante e movimentado da cidade. O feitiço Teleporte para Ardonha (51 de magia e missão Cidade da praga completa) teleporta o jogador ao centro deste mercado. O local é popular para treinar a habilidade de roubo , já que possui oito barracas de vendas. É preciso esperar 5 minutos para poder vender os itens roubados de volta aos mercadores, e é necessário ficar de olho nos guardas, cavaleiros e paladinos que vigiam o mercado, prontos para atacar qualquer ladrão que estiver por ali.

Mercado ardonha2

O mercado e os ícones das barracas vistos no mapa.

O mercado possui as seguintes barracas:
  • x2 Barracas de padeiro (nível 5 roubo)
  • x2 Barracas de seda (nível 20 roubo)
  • Barraca de peles (nível 35 roubo)
  • Barraca de prata (nível 50 roubo)
  • Barraca de temperos (nível 65 roubo)
  • Barraca de gemas (nível 75 roubo)

Castelo ardonha

Visão frontal do castelo.

Castelo

É o castelo onde o rei Lathas vive, nele moram também muitos paladinos. O castelo possui alguns cofres para se furtar, e é o local de início de algumas missões. Está localizado a oeste da cidade, junto ao rio Dougne.

NPCs atacáveis

Uma lista dos personagens-não-jogáveis na cidade que o jogador pode atacar e lutar.

  • Ratos (Level 1)
  • Homens e mulheres (Level 2)
  • Guardas (Level 20)
  • Guerreiras (Level 24)
  • Cães de guarda (Level 44)
  • Cavaleiros de Ardonha (Level 46)
  • Paladinos (Level 62)
  • Heróis (Level 69)

Trívia

  • Atualmente 8 músicas são desbloqueadas e 14 missões são iniciadas dentro de Ardonha, além das missões que estão apenas envolvidas com a cidade.
  • Um dos túmulo do camitério na igreja possuem o símbolo de Zamorak, talvez pelo fato de o culto para Hazeel ter sido feito na cidade, ou por diversas outras possíveis razões.

Ver também