Pedra de Jas Esta página faz parte do âmbito do Wiki Projeto Criação
O projeto avaliou a qualidade do artigo em nota: B
Junte-se ao Projeto e melhore este artigo!

Gemas são pedras preciosas, que podem ser encontradas minerando, ou largadas ocasionalmente por alguns monstros. São utilizadas em algumas habilidades como Arco e flecha Arco e Flecha e Artesanato Artesanato. Em missões algumas vezes também são utilizadas.

Há gemas preciosas e semi-preciosas, em dois estados: Brutas ou lapidadas. Em seu estado bruto, uma gema pode ser lapidada com o auxílio de um cinzel através da habilidade de Artesanato.

Gemas brutas Gemas lapidadas
Nome Preço no MG Nome Preço no MG
Opala bruta Opala bruta 404 Opala Opala 411
Jade bruta Jade bruto 2 461 Jade Jade 2 799
Esmeralda bruta Esmeralda bruta 1 488 Esmeralda Esmeralda 1 266
Topázio vermelho bruto Topázio vermelho bruto 4 017 Topázio vermelho Topázio vermelho 4 546
Safira bruta Safira bruta 552 Safira Safira 276
Rubi bruto Rubi bruto 1 142 Rubi Rubi 517
Diamante bruto Diamante bruto 2 407 Diamante Diamante 1 061
Dragolito bruto Dragolito bruto 10 735 Dragolito Dragolito 8 628
Ônix bruto Ônix bruto 1 697 479 Ônix Ônix 1 721 991
Hidrix bruta Hidrix bruta 20 919 513 Hidrix Hidrix 21 173 009

A forma mais fácil de obter gemas é minerando na Vila Shilo, depois da missão de mesmo nome. Lá há afloramentos rochosos de gemas, que vão de opala até diamante. Além disso, qualquer rocha comum tem uma chance de 1/282 de largar uma gema, além de seu minério comum.

Dragolito é um pouco mais difícil de se obter. Ele é encontrado no baú de cristal em Taverley e faz parte da pilhagem de alguns monstros (como alguns dragões).

Ônix, na época de seu lançamento, era sem dúvida a gema mais valiosa do jogo, custando milhões no comércio entre jogadores. Ela só pode ser comprada na cidade de TzHaar por 2,700,000 (2,7 milhões) de Tokkul. Desde então, gemas de hídrix foram lançadas, no entanto esta gema requer o uso de algumas pedras de ônix na sua criação, logo a gema ainda é muito procurada.

Usando gemas preciosas, um molde e uma barra de ouro, é possível ser feita alguma joalheria em uma fornalha, que pode ser encantada mais tarde. Existem moldes de colar, bracelete, amuleto e anel, que dependendo da gema usada pode ser encantada para diversos fins. Para se fazer as jóias é necessário o molde, uma barra de ouro e a gema, e é ela que define o nível de Artesanato necessário para se fazer a joalheria.