Carregando...A Lenda de MuspahRitual do MahjarratFilhos de Mah
Jhallan cabeça.png
JhallanErro Lua em Módulo:Ícones na linha 1: unexpected symbol near '#'.
Jhallan.png
Ele não é o que você chamaria de atraente
Inglês Jhallan
Lançamento 21 de abril de 2009
Raça Mahjarrat
Gênero Masculino
Vende Não
De Missão A lenda de Muspah
Localização Caverna do Ritual Mahjarrat
Jhallan cabeça.png
Jhallan ROTM.png
N/A
Inglês Jhallan
Lançamento 14 de setembro de 2011
Raça Mahjarrat
Gênero Masculino
Vende Não
De Missão Ritual do Mahjarrat
Localização Pedra do Ritual
Jhallan rejuvenescido cabeça.png
Jhallan rejuvenescido.png
Um dos mahjarrats menos ameaçadores.
Inglês Jhallan
Lançamento 21 de novembro de 2016
Raça Mahjarrat
Gênero Masculino
Vende Não
De Missão Filhos de Mah
Localização Sala do trono de Zaros

Jhallan é um Mahjarrat Zarosiano descrito como alguém fraco e covarde por outros da mesma espécie. Tendo milhares de anos, Jhallan parece ter tendências pacifistas, embora haja de forma rude e cruel para com os outros. Uma prova disso é ele tentar se rejuvenescer escondendo-se embaixo do local do Ritual Mahjarrat, assim não precisando participar da decisão sobre quem precisaria ser sacrificado. Tal estratégia mostrou-se falha, uma vez que Lucien descobriu-o e matou-o, fazendo Jhallan a vítima do Décimo Oitavo Ritual Mahjarrat.

História

Chegada a Guilenor

Jhallan, como todos os Mahjarrats, veio do mundo de Freneskae, onde o caos está sempre presente, e eles estavam sob constante ameaça da deusa anciã Mah.

Na Segunda Era, Icthlarin, o deus Menaphito dos mortos, junto de sua irmã Amascut, a deusa da destruição, viajaram para Freneskae em tentativa de procurar um exército para dispersar as forças de Zaros, que havia invadido suas terras. Prometeram mais grandes batalhas e esportes se estes se tornassem seu seguidor. Embora Azzanadra e Temekel tenham brigado a respeito, Jhallan e o resto dos Mahjarrat aceitaram a proposta, sendo Kharsai o mais entusiasmado com a decisão de deixar Freneskae, uma vez que Gielinor era um lugar muito mais agradável.

Após a morte de Salisard e sacrifício de Abrogal, os Mahjarrat seguieram para Gielinor, junto dos dois deuses do Panteão Menaphita.

Sob o serviço de Zaros

Depois de algum tempo servindo Ichtlarin, Sliske, após brigar com Ichtlarin, se aproximou dos aliados de Zaros e articulou uma traição para que os Mahjarrat se unisse ma Zaros, convencendo-os de que seus poderes estavam sendo desperdiçados. Zaros prometeu aos Mahjarrats mais batalhas se eles se juntassem à Zaros. Jhallan e o resto dos Mahjarrats aceitaram e se tornaram uma peça de muito valor no exército Zarosiano.

Jhallan conversando com seus amigo Kharsai, durante a missão Filhos de Mah.

Quando Tumeken, pai de Amascut e Icthlarin, descobriu a respeito da traição, ele canalizou energia para gerar uma enorme explosão, sacrificando a si mesmo, que erradicaria as forças Zarosianas. Dos mais de 500 Mahjarrat presentes, menos de 50 sobreviveram à explosão, e graças a Azzanadra, que rapidamente criou uma barreira mágica que protegeu os poucos Mahjarrat presentes, incluindo Jhallan, que alguns anos depois recebeu o título de Pontifex, dado por Zaros aos seus mais capacitados aliados, que significa Líder da Igreja.

Traição de Zamorak

Eventualmente, alguns Mahjarrats se cansaram de Zaros, assim como se cansaram de Icthlarin, e resolveram aliar-se a um Mahjarrat chamado Zamorak, que de alguma maneira, havia conseguido a Pedra de Jas e o Cajado de Armadyl.

Jhallan estava presente quando Zamorak, junto dos traidores, cravou o cajado nas costas de Zaros, sugando toda sua energia e elevando Zamorak a um deus, abandonando o corpo sem vida de Zaros. Depois do evento, Saradomin confiscou a Pedra de Jas, e Armadyl confiscou o Cajado de Armadyl.

Embora muitos tenham se unido ao novo deus, Jhallan foi um dos poucos Mahjarrats a permanecerem leais à Zaros depois da traição de Zamorak.

A Guerra dos Deuses

Eventualmente, Zamorak voltou a Gielinor depois de ir ao Infernus cumprir sua parte do trato, agora, como um deus e mais poderoso do que nunca. Zamorak, enfurecido pela perda da Pedra de Jas, atacou os outros deuses na esperança de consegui-la de volta, iniciando a Guerra dos Deuses.

Jhallan e outros zarosianos sofreram perseguição, num esforço de Zamorak e Saradomin para apagar todos os traços de Zaros, e fazê-lo com que seja completamente esquecido. Não se sabe o que Jhallan fez na guerra, mas a maioria dos zarosianos tiveram de se esconder, foram mortos, ou acabaram sendo capturados.

Independentemente do que Jhallan tenha feito, a quantidade de violência à qual ele foi exposto na guerra o traumatizou de alguma forma, fazendo com que ele tivesse medo de batalhas, e evitasse isso a todo custo.

Esquivando-se dos Rituais

Após o fim da Guerra dos Deuses, o medo de Jhallan o tornou cada vez mais fraco, devido à sua distância dos rituais, tornando-o um desprezo para os outros Mahjarrats, reafirmado pelas Anotações (a-j) de Zemouregal, onde ele diz que Jhallan nem devia ser ao menos chamado de Mahjarrat. Devido à isso, Jhallan, um Mahjarrat fraco, descartável e sem aliados, torna-se um excelente alvo para ritual.

Uma vez que caso ele continuasse a se esquivar dos rituais, ele ficaria sem forças até eventualmente morrer, ou seria capturado para o próximo ritual, Jhallan decide se esconder perto o suficiente do local do ritual para ser rejuvenescido, mas sem efetivamente participar da decisão, de maneira semelhante à tentativa falha de Lamistard.

Tendo conhecimento do erro de Lamistard, Jhallan decide se esconder numa caverna natural abaixo do ritual e se trancar num bloco de gelo, onde hibernaria. Ele ficou tantos anos hibernando que teve um pesadelo, o que o transformou sua aparência na de Muspah, uma criatura do pesadelo, já que mahjarrat têm características de metamorfos. Essa transformação custou muita energia, deixando-o mais fraco do que nunca.

Descoberta

Jhallan, na forma de Muspah, após ser libertado pelo aventureiro.

Essa parte da história se passa durante a missão A Lenda de Muspah ícone.png A Lenda de Muspah

Jhallan foi eventualmente descoberto por um aventureiro junto de Eljorf, uma criança Fremennik que estava fazendo Os Desafios de Fremennik, enquanto exploravam uma caverna congelada. Eles o encontraram na forma de Muspah, e acreditando ser um monstro congelado, concluíram que aquilo daria uma bela vítima.

O aventureiro então segue para investigar a criatura, e a descreve para um historiador, que o explica se tratar de uma lenda a respeito de um monstro místico, e havia uma estátua deste no deserto. Então, o aventureiro vai ao Deserto Kharidiano, na intenção de aprender mais sobre a criatura. Ao escavar a estátua, o Mahjarrat Zarosiano Wahisietel, disfarçado de Ali, o Sábio, se dirige ao aventureiro, e afirma estar estudando os Muspahs. O aventureiro então, conta o acontecido, e 'Ali' o ensina um feitiço de descongelamento.

Voltando à caverna congelada, o aventureiro e Eljorf descongelam o Muspah, usando o feitiço ensinado por Ali. Quando a criatura demonstra estar viva, Eljorf se esconde na caverna seguinte, deixando o aventureiro sozinho com o Jhallan, na aparência de Muspah. O aventureiro, assustado, faz perguntas ao Mahjarrat, que são respondidas rudemente, provavelmente devido ao seu estado de fraqueza. Quando recobra sua memória, Jhallan explica ao aventureiro que havia se transformado naquela criatura devido a um pesadelo, e volta à sua verdadeira forma, de um Mahjarrat.

Jhallan então, pede ao aventureiro para que encontre um lugar mais escondido e seguro, perto do ritual. O aventureiro o guia até uma caverna a norte, onde eles começam a refazer o feitiço de congelamento, porém, para evitar o risco de ser incomodado novamente por Eljorf, Jhallan utiliza de suas últimas forças para fazer um rabo de Muspah, que o garoto entregaria para terminar seus desafios. Jhallan enfim é congelado.

Morte no Décimo Oitavo Ritual de Rejuvenescimento

Essa parte da história se passa durante a missão Ritual do Mahjarrat ícone.png Ritual do Mahjarrat

Com o décimo oitavo ritual se aproximando cada vez mais, os Mahjarrats começam a se articular para norte, logo acima da caverna onde Jhallan está escondido.

Chegado o Ritual, Lucien, um Mahjarrat Zamorakiano, sob posse de 2 artefatos anciãos, começa a oprimir o Mahjarrat Zarosianos Wahisietel, porém, ele tem a ajuda do aventureiro, junto dos Cavaleiros do Templo e os Guardiões de Armadyl. Após algumas batalhas, o resto dos Mahjarrats Zarosianos Azzanadra, Akthanakos e Sliske, ao mesmo tempo dos Zamorakianos Zemouregal, Khazard e Enakhra. Eles começam a travar batalhas tanto verbais quanto físicas, e Zemouregal convoca exércitos de zumbis, enquanto Sliske convoca os irmãos das Catacumbas, Wahisietel contém o poder de Lucien, e os humanos derrotam as criaturas convocadas por Zemouregal, e os monstros de gelo de Lucien.

Jhallan ajoelhado, momentos antes de ser sacrificado por Lucien.

Após muita confusão, Lucien de alguma forma, puxa Jhallan debaixo da terra e decide sacrificá-lo. Embora Jhallan seja Zarosiano, os outros Mahjarrats da facção não se importam nem um pouco com e concordam, exceto por Wahisietel, que reafirma que Lucien deveria ser sacrificado por ser uma ameaça aos outros Mahjarrats, e então, outra batalha é travada entre todos presentes, enquanto Jhallan fica se contorcendo, incapaz até de falar.

Após o término de algumas batalhas, Lucien finalmente resolve sacrificar Jhallan, e o assassina. O corpo do Mahjarrat morto some num feixe de luz, enquanto os outros presentes são rejuvenescidos, completando o Ritual de Rejuvenescimento.

Relacionamentos

Kharshai

Kharshai

Kharshai era um dos poucos amigos de Jhallan, e revelado em Filhos de Mah ícone.png Filhos de Mah, era o único Mahjarrat com quem Jhallan não era rabugento e tratava de maneira dócil. Jhallan revela que o motivo por trás de ser rude para com os outros Mahjarrats é o fato de eles estarem sempre fazendo politicagem e pensando em conflitos, demonstrando compartilhar fortemente do pensamento de Kharshai.

Zemouregal

Zemouregal

Zemouregal sempre admirou o poder, algo que Jhallan não tinha, e por esse motivo, sempre o desprezou e o considerou covarde, sentimento que ficou cada vez mais evidente após Jhallan faltar múltiplos rituais, revelado em suas Anotações (a-j).

Wahisietel

Wahisietel

Wahisietel, como um aliado Zarosiano, respeitava Jhallan, embora o considerasse fraco. Foi o único Mahjarrat, até mesmo entre os zarosianos, a se opôr ao sacrifício de Jhallan no Décimo oitavo Ritual.

Azzanadra

Azzanadra

Azzanadra considerava Jhallan um aliado, e durante a Segunda e Quarta Era manteve uma relação amigável com ele, porém sua lealdade cega à Zaros o impediu de se opôr à morte do mahjarrat no Décimo oitavo Ritual.

Lucien

Lucien

Lucien, como um mahjarrat zamorakiano que idealizava o poder, desprezava Jhallan profundamente, sendo seu inimigo. No Décimo oitavo Ritual, Lucien sacrifica Jhallan, pois ele era considerado o mais 'irrelevante' dos Mahjarrats no momento.