Ponto da MusaJogadores gratuitos
Ponto da Musa I
Inglês Point Musa Point
Lançamento 11 de junho de 2001 (Atualização)
Reino Karamja
Música Sem informação
Líder Nenhum
Teleporte Amuleto da glória
Guildas Nenhuma
Habitantes[?] Humanos e Macacos
Outros
Banco ícone mapa 0 Altar ícone mapa 0 Obelisco ícone mapa
Ponto da Musa II
O Ponto da Musa é um ponto comercial que fica numa pequena península de Karamja.

Este local é muito famoso no mundo de jogadores não-assinantes, já que lá é o único local onde se pode pescar Lagostas, que é sem dúvidas um dos melhores alimentos disponíveis para os jogadores gratuitos.

Este local desempenha importante papel em missões como Missões O tesouro do pirata e Missões Dançando no Vácuo.

Localização

O Ponto da Musa localiza-se a leste do Vulcão de Karamja e Brimhaven, a sudoeste de Rimmington passando pelo mar e a noroeste passando pelo mar encontra-se a, já em ruínas, ilha de Crandor. Para jogadores gratuitos é possível chegar até lá viajando de navio pelo Porto Sarim, para membros pode-se usar o teleporte do amuleto da glória que te leva a plantação de bananas ou viajar de Ardonha até Brimhaven e andando em direção a leste.

História

No anos atuais da Quinta Era comerciantes visando lucrar e fazer dinheiro criaram o ponto comercial de Ponto da Musa, onde fazem seus negócios com o reino de Asgarnia, seu grande comprador. Em algum tempo atrás era permitido ir e vir com runs de Karamja consigo, entretanto a alfândega proibiu a exportação do rum que só pode carregado na ilha, e esta mesma revista tudo e todos antes de embarcarem no navio para que não levem os runs para fora da ilha, na missão O tesouro Pirata,o aventureiro ajuda o pirata Frank Barbaruiva contrabandeando um rum de Karamja para ele.

Estabelecimentos

  • Armazém geral de Karamja: Vende potes vazios, jarros, tesouras, baldes, tigelas, formas de bolo, caixas do fogo, cinzéis e martelos.
  • Sucos de uvas de Karamja, bebibas e garapas: Vende garapas, refrescos de Karamja e jarros de suco de uva.

Facilidades

No mundo membro as facilidades deste local praticamente não são utilizadas já que há outros locais com as mesmas facilidades com bancos mais próximos, entretando estes são muito utilizados pelos free.

  • Na área há alguns Escorpiões (Nível 14) e Cobras (Nível 5), que jogadores de níveis mais baixos podem usar para treinar habilidades de combate , porém não é recomendado.
  • Há vários locais de pesca á norte da plantação de bananeiras onde pode-se pescar peixes como lagostas, peixes-espada, atuns, camarões, anchovas, tubarões e etc para o treino da habilidade de pesca. (Existe um homem na parte sudoeste do local que troca os peixes por notas o que pode ser bem útil, já que não há bancos no local)
  • Caso o jogador queira ele pode trabalhar na plantação de bananeiras, e ganhar 30 moedas por cada engradado cheio (Para encher coloque 10 bananas no engradado), embora isto seja demorado e não dê muita experiência.

O Porto de Ponto da Musa

De lá pode-se viajar para os seguintes locais: