Os recursos de combate são vantagens usadas pelo jogador durante combate, através da Barra de ações, cada um deles oferece um efeito diferente em combate, vantagens e desvantagens e estão divididos em cada habilidade assim como sub-divisões e o tipo de recurso. A seguir você irá ver os três tipos de recursos e suas definições:

  • Recursos Faixa-Branca: São recursos que podem ser usados com a barra de adrenalina vazia, normalmente no início de combate, esse tipo de recurso não consome nenhuma adrenalina da barra. Fazendo uso desses recursos, a adrenalina do jogador vai aumentar.
  • Recursos Faixa-Verde: Esses são recursos que só podem ser utilizados depois que a barra de adrenalina estiver 50% cheia, e vai consumir um pouco de adrenalina, muitos desses recursos possuem efeitos de sangramento.
  • Recursos Faixa-Preta: São recursos poderosos, que só podem ser usados com a barra de adrenalina completamente cheia (ela vai brilhar quando isso ocorrer), normalmente esses recursos são realmente poderosos, podendo tirar uma boa quantidade de pontos vitais do oponente ou até matar o oponente. Quando usado, um recurso faixa preta deixa a barra de adrenalina vazia, o jogador deve enchê-la novamente.
Barra de ações

A barra de ações vazia.

Sub-divisões de recursos determinam a função de cada um dos recursos, a seguir você vê cada uma delas e sua definição:

  • Recursos de atordoamento: Atordoam o oponente (alguns NPC's de combate são imunes, como bosses), visando paralisar o oponente por alguns segundos, ganhando vantagem. 
  • Recursos de liberdade: Libertam o jogador de atordoamentos ou bloqueia esses recursos por um período de tempo.
  • Recursos de sangramento: Faz com que o oponente sangre, reproduzindo o primeiro golpe do jogador várias vezes nele, recursos de sangramento são sempre faixa-verde, portanto consomem adrenalina.
  • Recursos de recuperação: Curam o jogador usando adrenalina.

Os recursos

Recursos de força

Alguns recursos de Força.

Os recursos de cada habilidade tem cada um um efeito, sua coloração e animações são de muito empenho por parte da Jagex, colocando o jogo em um combate mais dinâmico. A atualização que colocou esses recursos no jogo, juntamente com a barra de adrenalina e outras funcionalidades, foi a 

Recursos de defesa

Alguns recursos de Defesa.

Evolução do Combate. Assim como o acompanhamento visual e dinâmico dos recursos, eles também contam com realistas efeitos sonoros, refletindo o barulho de armas batendo contra armaduras e todo o tipo de som de guerra. Inicialmente alguns desses sons não eram diretamente indexados, sempre saindo primeiro o som e depois as imagens, esse erro foi corrigido durante a
Recursos de combate a distância

Alguns recursos de Combate á distância.

fase Beta de teste da Evolução do Combate, antes de ser vinculada ao jogo. Uma das inovações dos recursos de combate, foi a maior presença e equilíbrio do Triângulo de combate, dando mais poder para as habilidades de Habilidades Combate á Distância e Magia Magia, posteriormente essas habilidades se
Recursos de magia

Alguns recursos de Magia.

tornaram mais poderosas que o próprio combate Corpo a Corpo, e tiveram que ser ajustadas com atualizações e mais alguns recursos que foram adicionados.

Esses recursos ainda acabaram por tornar a Terra Selvagem um lugar ainda 

Recursos de ataque

Alguns recursos de ataque.

mais perigoso, não dando chance aos chamados PKs (Player killers) e não darem chance dos inimigos fugirem, usando os recursos de atordoamento. Sem dúvida o treinamento das habilidades de combate se tornou mais emocionante com a vinculação dos recursos.

Para os jogadores que não se interessam pelas vantagens dos recursos e preferem um combate mais tranquilo, o recurso Momentum pode ser usado a qualquer momento.

Ver também