SophanemMembros
Sophanem atualmente
AKA[?] Cidade dos Mortos
Inglês Sophanem
Lançamento 26 de abril de 2005
Reino Deserto Kharidiano
Música De volta à vida
Líder Provavelmente o Sumo Sacerdote de Icthlarin.
Teleporte Tapete mágico
Habitantes[?] Humanos, Gafanhotos, Escaravelhos e Esfinges.
Outros
Banco ícone mapa 1 (Após o término da missão: Missão Restabelecendo contato) Altar ícone mapa 2 (um está quebrado) Obelisco ícone mapa
Sophanem mapa
Localização no Mapa Múndi
Pirâmide da Agilidade
Menaphos Sophanem Ullek

Sophanem é um assentamento localizado no extremo sul do conhecido Deserto Kharidiano muito famosa pelo minijogo Pilhagem à Pirâmide. Ela é conhecida como a Cidade dos Mortos, e é cidade-gêmea de Menaphos. A cidade é conhecida por seus tratamentos cerimoniais dos mortos, que realiza para a maioria da nação menaphita.

Sophanem foi fundada na Segunda Era, pouco antes do reinado da Rainha Faraônica Senliten. Permaneceu uma vila relativamente pequena até a Terceira Era, quando a Campanha do Deserto Kharidiano forçou refugiados de assentamentos sitiados como Uzer e Ullek a fugirem para o sul em busca de sobrevivência. Esta re-localização da maioria da população do deserto essencialmente deixou Sophanem no centro da nação Menaphita, levando eventualmente à sua incorporação como parte de um capital conjunto com Menaphos.

Em 169 da Quinta Era, Sophanem foi atacado por uma série de pragas, todas causadas pela deusa menaphita Amascut. A quarentena subsequente deixou a cidade isolada do mundo exterior em praticamente todos os aspectos.
Para acessar a cidade, os jogadores devem começar a missão Missão O Ajudante de Icthlarin, embora a conclusão da Missão Restabelecendo contato abre muitos recursos, como o banco da cidade e várias lojas.

A cidade desempenha um importante papel em missões como: Missão O ajudante de Icthlarin, O Mistério de Scabaras ícone O Mistério de Scabaras, Missão O enigma do bichano, Missão Restabelecendo contato, entre outras.

Localização

Para entrar na cidade é necessário a missão Missão O ajudante de Icthlarin.

Está situada á sudoeste da Pirâmide da Agilidade e da cidade de Nardah e á oeste das ruínas da cidade de Ullek. A localização isolada de Sophanem significa que pode ser difícil de alcançar. No entanto, existem várias maneiras de acelerar a viagen:

  • O Cetro do Faraó ou Cetro dos deuses pode ser usado pelos jogadores para se teletransportarem diretamente para a Pirâmide Jalsavrah de Sophanem, que abriga o minijogo Pilhagem à Pirâmide. É geralmente considerado o caminho mais rápido para chegar a Sophanem, desde que os jogadores possam pagar ou obtê-lo. O cetro deve ser recarregado usando artefatos de pirâmide após 3 teletransportes.
  • Os jogadores que têm acesso a Menaphos podem usar a magnetita de Menaphos e depois falar com o guarda na ponte que leva a Sophanem para entrar. A conclusão do missão Missão Restabelecendo contato é necessário para fazer isso. Este é um caminho de mão única e os jogadores não podem retornar a Menaphos através desta ponte a menos que a missão Clube Menaphita ícone Clube Menaphita esteja completa.
  • Os jogadores que alcançaram o nível 4 com qualquer facção Menaphos podem criar tabuletas de teletransporte para a Masmorra de Extermínio de Sophanem em sua casa.
  • O sistema de Tapetes mágicos pode ser usado para alcançar a área diretamente do lado de fora do portão principal de Sophanem, os jogadores vindos de Al Kharid devem primeiro fazer um passeio de tapete até a estação em Pollnivneach, e pegar um segundo tapete na estação de Pollnivneach no sul até Sophanem.
  • O Camuleto pode teletransportar os jogadores para o Templo de Enakhra após a conclusão da missão O Lamento do Escultor ícone O Lamento do Escultor.
  • Os jogadores também podem usar a combinação de Anéis das Fadas D•L•Q para se teleportar perto de Nardah, desde que tenham atingido um certo ponto em Missão Conto de Fadas II.
  • Os jogadores que completaram a missão Tesouro do Deserto ícone Tesouro do Deserto podem usar a magnetita localizado no Acampamento dos bandoleiros e correr para o sul.
  • Os jogadores podem se teletransportar para Nardah uma quantidade ilimitada de vezes se eles possuírem pelo menos o Amuleto do deserto 2, uma recompensa por completar as Tarefas Médias das Conquistas do Deserto, e então correrem para o sudoeste até Sophanem.

História

Por ser uma cidade muito antiga, que é datada antes dos Mahjarrat se aliarem á Zaros, quando estes ainda serviam Icthlarin, aqui se encontra um resumo. A história de Sophanem é dividida em duas partes importantes.

Antes da Praga Segunda á Quinta Era

Na Segunda Era um dos deuses do Panteão Menaphita, chamado Icthlarin, tinha como seus servos a poderosa raça dos quase imortais Mahjarrat, com grande poder em mãos Icthlarin tornou-se um poderoso deus e ganhou território no Deserto de Al-Kharid, os menaphitas adoradores do panteão, bem como de Icthlarin, fundaram gloriosas cidades como Uzer & Ullek, que foram durante muitos anos grandes metrópoles no deserto. Anos depois (ainda na segunda era) durante o governo da Rainha Faraônica Senntisten (Veja:Missão Em busca da múmia perdida) o povo menaphita sentindo a necessidade de construir novos assentamentos rumaram á parte sul do grande Rio Elid e fundaram as cidade de Sophanem. Durante a Terceira Era enquanto estava ocorrendo a terrível Guerra dos Deuses, Sophanem e Ullek assim como o Deserto Kharidiano sofreu uma drástica mudança climática, o que antes eram belas florestas temperadas transformaram-se quentes e perigosos desertos (O que pode ser notado em Sophanem devido as bananeiras sem frutos espalhadas pela cidade), fazendo Sophanem depender quase que totalmente do comércio com o Mar do Sul. Ainda na Terceira Era, equanto ocorria a cataclítica Guerra dos Deuses no norte, Sophanem cresceu e prosperou como uma grande cidade no deserto por conta de seus enterros complexos o que a deixou famosa, causando eventualmente a criação de uma nova cidade do outro lado do rio, Menaphos. Esta inicialmente era bem menor e menos importante do que Sophanem, no entanto ao longo dos anos tornou-se ainda mais próspera e importante que Sophanem, para estabelecer relações comercias, culturais e diplomáticas uma ponte foi criada para ligar as duas cidades tornando-as Cidades-gêmeas e as capitais do Deserto de Al-Kharid. No início da Quinta Era Menaphos havia entrado em guerra com o povo da cidade de Al-Kharid, pois esta desejava tornar-se um emirado independente, no entanto Menaphos não reconhecia isto e queria impedir este acontecimento. Durante o conflito Sophanem isolou-se da guerra e continuou suas atividades, ganhando novamente parte de sua importância.

Após a praga Início do Ano 169 da Quinta Era aos Dias atuais

Após o fim da guerra com Al-Kharid, Menaphos e Sophanem cortaram seus contatos no exterior de suas muralhas, deixando-as em quarentena afim de evitar a propagação da série de pragas causadas pela deusa Amascut, A Devoradora, que odeia seu irmão Icthlarin, que é muito adorado nas duas cidades. Sob a forma de uma viajante Amascut controlou a mente de um aventureiro, forçando a roubar os restos mortais de Klenter, o Sumo Sacerdote de Icthlarin, antecessor do atual, dando grande perturbação á alma deste mesmo, irado Klenter pôs uma terrível doença em Sophanem e esta foi atacada por enxames de gafanhotos, fazendo Menaphos cortar todos os contatos com esta, e fazendo com que muitos cidadãos de Sophanem fugissem para Menaphos afim de evitarem o contágio da doença. O aventureiro consegue devolver os restos de Klenter, no entando Amascut, A Devoradora acaba por possuir um dos sacerdotes de Icthlarin, interrompendo assim o ritual, fazendo com que a doença continue em Sophanem durante mais alguns anos. Durante os eventos de Missão Restabelecendo contato é comprovado que a praga não é contagiosa, e com a ajuda do aventureiro os sophanitas que estavam em Menaphos tomam conhecimento disso e voltam para sua cidade natal, no entanto Menaphos continua a impedir qualquer contato com Sophanem.

Estabelecimentos

Para ter acesso aos estabelecimentos de Sophanem é necessário o término da missão Missão Restabelecendo contato.

  • Lâminas de Urbi: Vende adagas de bronze, adagas de ferro, adagas de aço, adagas negras, adagas de mithril, adagas de adamantio, adagas rúnicas, adagas dragônicas, cimitarras de bronze, cimitarras de ferro e cimitarras de aço.
  • Raetul e a loja de roupas de Co: Vende linhos, camisas do deserto, túnicas do deserto, botas do deserto, sedas, linhas e agulhas.
  • Barraca de artesanatos da Jamila: Vende cinzéis, moldes de anel, moldes de colar, moldes de amuleto, agulhas, linhas, moldes sagrados, moldes de foice, moldes de tiara e moldes de bracelete.
  • Barraca de assados da Nathifa: Vende pães, bolos, pedaços de bolo de chocolate e odres d'água (4).
  • O Tempero está Certo: Vende potes vazios, temperos gnomo, folhas de curry e antivenenos (3).

Facilidades

Apesar do fato de algumas dessas facilidades serem encontradas na cidade antes do término da missão Missão Restabelecendo contato, estas são quase que inúteis já que só após a missão que há um banco na cidade.

  • Há um banco em Sophanem.
  • Há uma roca bem como uma roda de cerâmica na cidade que podem ser usadas afim de treinar-se a habilidade de Artesanato.
  • Na pirâmede que fica na parte norte da cidade é onde fica o Minijogo de Pilhagem á Pirâmede, que é muito usado para o treino da habilidade de Roubo.
  • Há nordeste de Sophanem fica a Pirâmide de Agilidade, no entendo deves levar odres d'água afim de não morreres no deserto, este local é usado para o treino da mesma habilidade.
  • Apesar de não ser recomendado para jogadores de níveis baixos dentro da cidade há Rãs Irritantes (Nível 11) e Gafanhotos (Nível 18) e para níveis mais altos (Altos mesmo, pois há grande risco de morte) no subterrâneo da cidade há vários monstros níveis 80+ há vários deles e tem estilos diferentes cada um ou seja magia, combate á distância e corpo a corpo, que podem ser usados para o treino de habilidade de combate, no entanto como dito acima, isso não é recomendado.

Curiosidades

  • A palavra Sophanem é uma brincadeira com a palavra Menaphos ao contrário.
  • A música principal "De volta á vida" é uma brincadeira com a mumificação dos mortos.